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Foto do escritorPatricia Rodrigues

Como reativar contatos antigos ou inativos com 3 tipos de e-mail

Você sabia que cerca de 25% da sua base de contatos pode se tornar inativa em um ano? Isso significa que um quarto dos seus potenciais clientes pode deixar de interagir com as suas mensagens, visitar o seu site ou comprar os seus produtos ou serviços.


Isso é um problema sério, pois significa que sua merca está perdendo oportunidades de negócio, além de desperdiçar tempo e recursos com pessoas que não estão interessadas no que você oferece.

Mas não se desespere! Ainda há uma chance de reativar esses contatos e trazê-los de volta para o seu funil de vendas. E a melhor forma de fazer isso é usando o e-mail marketing.


O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para se comunicar com o seu público-alvo, pois permite enviar mensagens personalizadas, segmentadas e relevantes para cada pessoa. Além disso, o e-mail marketing tem um dos melhores retornos sobre o investimento (ROI) entre as estratégias de marketing digital.


Mas como usar o e-mail marketing para reativar contatos antigos ou inativos? Neste artigo, vou te mostrar 3 tipos de e-mail que você pode usar para abordar essas pessoas e reconquistar a sua atenção, confiança e preferência. São eles:

  • O e-mail de reengajamento

  • O e-mail de feedback

  • O e-mail de oferta

Vamos ver cada um deles em detalhes:



O e-mail de reengajamento


O e-mail de reengajamento é aquele que tem como objetivo fazer com que o seu contato volte a interagir com as suas mensagens, clicando em um link, respondendo a uma pergunta ou realizando alguma ação.


Esse tipo de e-mail deve ser enviado quando o seu contato está há muito tempo sem abrir ou clicar nos seus e-mails, ou seja, quando ele está inativo.


O e-mail de reengajamento deve ser curto, direto e simpático. Você deve lembrar ao seu contato quem você é, qual é o valor da sua proposta e por que ele deveria se interessar pelo que você tem a dizer.


Use algum gatilho mental para estimular o seu contato a agir, como a urgência, a escassez, a novidade ou a curiosidade.


Veja um exemplo de e-mail de reengajamento:


Assunto: Você ainda está interessado em aprender inglês?


Olá, Fulano!


Há algum tempo não recebemos notícias suas. Esperamos que esteja tudo bem com você.

Nós notamos que você se cadastrou na nossa lista para receber dicas gratuitas de inglês, mas nunca abriu nenhum dos nossos e-mails.


Será que você perdeu o interesse em aprender inglês? Ou será que os nossos e-mails estão indo para a sua caixa de spam?


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Esperamos que você aproveite essa oportunidade e que volte a interagir com a gente. Nós temos muito mais conteúdo de qualidade para te oferecer.


Um abraço,


Equipe da English School





O e-mail de feedback


O e-mail de feedback é aquele que tem como objetivo obter a opinião do seu contato sobre algum aspecto do seu produto, serviço ou conteúdo. Esse tipo de e-mail deve ser enviado quando você quer saber o que o seu contato pensa sobre o produto ou serviço, quais são as suas necessidades, expectativas e dificuldades.


O e-mail de feedback deve ser educado e sincero. Você deve mostrar ao seu contato que se importa com ele, que desejar melhorar a sua oferta e que valoriza a sua participação.


Use algum incentivo para motivar o seu contato a responder, como um brinde, um desconto, um sorteio ou um reconhecimento.


Veja um exemplo de e-mail de feedback:


Assunto: A sua opinião é muito importante para nós


Olá, Fulana!


Nós estamos muito felizes por você fazer parte da nossa comunidade de amantes de livros. Nós esperamos que você esteja aproveitando as nossas recomendações, resenhas e novidades sobre o mundo literário.


Nós queremos te fazer um convite especial: participe da nossa pesquisa de satisfação. É uma forma de você nos ajudar a melhorar o nosso conteúdo e a nossa oferta para você e para os outros leitores.


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Agradecemos a sua colaboração e a sua confiança. Nós queremos oferecer sempre o melhor conteúdo para você.


Um abraço,

Equipe do Book Lovers



O e-mail de oferta


O e-mail de oferta é aquele que tem como objetivo apresentar ao seu contato uma proposta comercial, seja de um produto, serviço ou solução. Esse tipo de e-mail deve ser enviado quando você quer vender algo para o seu contato ou levá-lo para uma etapa mais avançada do funil de vendas.


O e-mail de oferta deve ser persuasivo, relevante e atrativo. Você deve mostrar ao seu contato qual é o problema ou a dor que ele tem, como o seu produto, serviço ou solução pode resolver esse problema ou aliviar essa dor e quais são os benefícios e diferenciais da sua oferta.


Use uma chamada para a ação clara, forte e urgente, que leve o seu consumidor a tomar uma decisão favorável à sua proposta.


Veja um exemplo de e-mail de oferta:


Assunto: Você está pronto para transformar o seu corpo em 30 dias?


Olá, Ciclano!


Você já pensou em como seria ter o corpo dos seus sonhos? Aquele corpo saudável que você vê nas revistas e nas redes sociais?


Você já imaginou como seria se sentir mais confiante, mais bonito e mais feliz com a sua aparência?


Você já tentou de tudo para emagrecer e ganhar massa muscular, mas nunca conseguiu os resultados que queria?


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Um abraço,

Equipe do BodyFit 30D



Conclusão


Neste artigo, você aprendeu como reativar contatos antigos ou inativos com 3 tipos de e-mail: o e-mail de reengajamento, o e-mail de feedback e o e-mail de oferta.


Você viu o que é cada tipo de e-mail, qual é o objetivo dele, quando usá-lo e como estruturá-lo. Também mostramos exemplos práticos de cada tipo de e-mail, que podem ser utilizados como inspiração para criar suas próprias mensagens.


Agora que sabe como abordar contatos antigos ou inativos com o e-mail marketing, você pode recuperar essas pessoas e transformá-las em clientes fiéis e satisfeitos.


Mas lembre-se: o e-mail marketing é apenas uma parte da sua estratégia de relacionamento com o cliente. Você também precisa oferecer um produto ou serviço de qualidade, um atendimento excelente e um pós-venda eficiente.


Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E se você gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais com os seus amigos.


Obrigado pela leitura e até a próxima!


Beijos da Pati!

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