A gente gosta de dizer que toda venda começa com uma boa conversa.
E conversar, não é fácil!
Primeiro, a gente precisa eleger, de tudo que a gente tem pra falar, aquilo que mais vai gerar conexão com quem está nessa conversa. É um super exercício.
Depois, é hora de adaptar o tom, ter certeza de que não é um monólogo, de que estamos sendo entendidos e gerando interessância.
Ah, claro, tem que ouvir o outro!
Se já é difícil entre pessoas em si, imagine entre marcas e pessoas. Mas a recompensa pode ser gigante!
Então, quando for construir o calendário de marketing da sua marca, pensa em 3 pilares:
. datas comerciais (aquelas clássicas do varejo, onde todo mundo se comunica, claro, mas que também tem mais vales do que picos, né?);
. datas relacionais (quais são as datas e gatilhos de relacionamento que vamos explorar? Aqui vale trabalhar desde ciclo de vida de clientes, até ocasiões especiais de recompensa e reconhecimento);
. datas proprietárias (nessa linha, é hora de CRIAR assunto, temas que reforcem seu posicionamento, conteúdos que educam, que engajam e entretém);
Importante: com essas 3 camadas sobrepostas, temos o que chamamos de calendário conversacional. Histórias que geram conversas e conversas que geram negócios! Mas ó: tem que incluir nesse papo sua equipe de vendas, times de loja, SAC e atendimento, SEMPRE!
Você pode estar pensando? Quantas conversas eu vou criar nesse calendário? Não tem resposta certa. Quantas 1) você tiver fôlego criativo e 2) você for capaz de executar bem, amarrando todos os pontos de contato.
Mas, uma coisa é certa: essa estratégia vai criar diferencial, aumentar sua capacidade de produzir conteúdo e, se bem feita, te conectar muito melhor com seus clientes internos e externos.
E aí, vamos conversar?
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